Google Maps pode funcionar totalmente offline. Isso mesmo! Nada de 3G/4G ou Wifi.

site 03 111115

Desde o dia 10, os usuários do Android receberão o update 9.17 do aplicativo, que adiciona a ferramenta “Áreas Offline”. Essa funcionalidade serve para que qualquer pessoa possa baixar com antecedência o mapa da região que precisa e utilizá-lo, sem depender do sinal 3G/4G instável ou de cobranças de pacotes adicionais. Bom, a primeira coisa que você deve saber é que a Google optou por lançar uma versão mais básica para que os usuários já usufruam algumas funcionalidades bem legais, ao invés de compilar diversos recursos e lançar no futuro uma versão mais completa.
Portanto, o que você pode fazer no momento é: realizar o download em cache de qualquer área de até 50 km² do mundo, navegar no conteúdo baixado, realizar comandos de voz e olhar o mapa inteiro igual à versão online. Entretanto, no momento essa função só está disponível para veículos, ou seja, nada de rotas a pé ou de transporte público. Vale ressaltar que todo os mapas têm um período de expiração de 30 dias. O motivo? A Google não acha seguro manter por tanto tempo as rotas desatualizadas. Afinal, as ruas podem mudar de sentido ou coisas parecidas.
Em outras palavras, caso você esteja utilizando o Maps e a conexão cair, o aplicativo consegue rapidamente identificar essa situação e utilizar as informações armazenadas em cache, evitando que você se perca no caminho.
Apesar de ser uma ótima adição ao Maps, de nada adianta você se esquecer de baixar o conteúdo e querer utilizar na hora do aperto. Para fazer isso, basta pesquisar o local desejado, como a cidade de Belo Horizonte, dar um scroll no card do lugar e selecionar a opção de download. O arquivo do mapa pode variar de 15 a até mais de 800 MB, tudo depende da quantidade de informações da cidade e o tamanho da área desejada (que não pode exceder os 50 km²).
Tal como acontece com todas os aplicativos da Google, a novidade do Maps chegou hoje somente para o Android. Todavia, se você é um usuário de iOS e quer experimentar a função, fique tranquilo: a empresa já confirmou que ela deve chegar em breve e que já está em período de teste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *